Inauguração LAR RESIDENCIAL "A Minha Casa" - Ponte de Lima

Inauguração  Lar Residencial - “A minha Casa”

28 de abril de 2021 foi a data que assinalou a inauguração do Lar Residencial “A minha Casa” em Moreira do Lima.

Uma residência que prima por um conceito que fomenta à construção de projetos de vida, traduzido numa participação consciente e ativa de cada um dos residentes.

Várias individualidades do poder político, Direção da APPACDM de Viana do Castelo, Direção do Centro Distrital de Viana do Castelo do Instituto da Segurança Social, Presidente da UDIPSS de Viana do Castelo e demais parceiros marcaram presença, neste que foi o momento solene da afirmação de um espaço que priva pela partilha, amizade e respeito.

A cerimónia iniciou com o descerrar da placa, seguindo-se a visita ao espaço.

A Companhia de Artes Performativas “Em Movimento”, da Delegação de Ponte de Lima, assinalou o momento ao som do Hino “A minha casa”, um original da Companhia. 

Os presentes foram, ainda, brindados com o tema “Não olhes para mim assim”, canção vencedora do VIII Festival da Canção, 2019, na Lousã.

A letra desta música acabaria por ser objeto de reflexão no discurso da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, apelando à igualdade de direitos e oportunidades de todos.

O Presidente da APPACDM de Viana do Castelo, Luiz Costa, enquadrou o surgimento desta Residência, sinalizando as parcerias que viriam a concretizar a intenção desta Instituição para a criação de uma resposta residencial da Delegação de Ponte de Lima, numa reformulação de custos controlados.

A cerimónia prosseguiu com Vítor Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, que, num discurso emotivo, enalteceu a grandeza do projeto “A minha Casa” e a envolvência do Município, acreditando que a reconversão da antiga Escola EB1 de Moreira do Lima num Lar Residencial com esta unicidade, era motivo de orgulho e utilidade extrema para a comunidade.

 a minha casa p.lima 1 thumb  a minha casa p.lima 2 thumb  a minha casa p.lima 3 thumb  a minha casa p.lima 4 thumb  a minha casa p.lima 5 thumb

O encerramento da cerimónia solene foi assinalado pela Companhia de Artes Performativas "Em Movimento", com a performance, música e dança, do tema “Outro lado” numa viagem que levou os presentes a enfrentar o outro lado do espelho, a um universo que não é visível. 

“A máscara” juntou em cena residentes e colaboradores num tributo a um período de transformações, em que cada um procura o seu lugar e se tenta encontrar, concentrando o sentir de todos os que assumem um papel nesta que é “A minha casa”.

a minha casa p.lima 6 thumb    a minha casa p.lima 7 thumb

A Delegação de Ponte de Lima agradece a todos que marcaram presença na Inauguração de “A minha casa”, nas mais diversas formas, e a todos os que acreditam que as aspirações individuais e o poder de cada um, envolve oportunidades e tomada de decisão num processo que não encerra neste conceito de partilha e construção.

 

delegacao ponte lima2web

                                  livro reclamacoes red         plano de contingencia                                    FACEBOOK grande azul claro